Publicada em 11/02/2025
Depois de chegar perto dos 40ºC na segunda-feira, a terça deve ser o dia mais quente da semana. Desde a semana passada, o Estado enfrenta uma onda de calor extremo, castigando praticamente todo o Estado com temperaturas ao redor e acima de 40ºC, como é o caso da Grande Porto Alegre.
Conforme a MetSul Meteorologia, o elemento central das altas temperaturas é uma massa de ar quente que se intensifica neste começo de semana entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul com calor excessivo. Além de atingir marcas de 40ºC a 43ºC, há risco temporais, com chuva localmente intensa, vendavais e granizo.
Nesta terça-feira, um grande número de cidades devem ter uma tarde tórrida, com máximas próximas ou acima de 40ºC. Porto Alegre deve ter ao redor de 40ºC e cidades da Grande Porto Alegre podem chegar a 40ºC ou 41ºC. Regiões como Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales devem ter temperaturas de 40ºC a 43ºC.
Há, também, dados indicando temperaturas máximas superiores aos 40º C no Litoral Norte gaúcho. Devido ao efeito de termorregulação do oceano, não são comuns registros de calor excessivo nas praias.
A partir de amanhã, a onda de calor deve ter seu último dia no Estado. Há possibilidade de chuvas e temporais, causados pela aproximação de uma frente fria. Antes da chuva, porém, diversos pontos ainda devem ter calor, com marcas acima dos 35ºC em várias localidades.
Depois do término da onda de calor, a MetSul projeta a atuação de uma frente fria, que pode trazer chuva generalizada e causar a queda de temperatura. Embora ainda quente e com sensação de abafamento, as temperaturas não tendem a ser extremas.
O avanço da frente fria entre quarta e quinta-feira fará com que, ao se encontrar com a massa de ar quente, aumente a instabilidade e potencialize os temporais. A semana deve terminar com a atmosfera ainda úmida e instável em todo o Sul do Brasil. Assim, tanto na sexta quanto no sábado, permaneça o risco de episódios localizados de chuva, que pode ser forte a intensa e com temporais isolados. Há, ainda, risco de vento forte e queda de granizo.
Com informações do Correio do Povo e Metsul Meteorologia
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações