Publicada em 12/12/2024
A secretária de Estado Adjunta da Saúde, Ana Costa, destacou a importância do Programa PrevineRS – que tem como objetivo promover ações articuladas da Secretaria Estadual da Saúde para responder a situação epidemiológica de alta prevalência de sífilis e de HIV no RS.
Ela ressaltou o apoio e a sensibilidade do governo do Estado em apostar no projeto: “O governador defendeu a importância de combater o problema e não fechar os olhos para a realidade”. Em um discurso emocionado, ressaltando o sucesso do projeto, e as inúmeras vidas salvas, Ana enfatizou: “É com vontade política, apoio técnico e com muito trabalho é que se constrói uma sociedade mais justa. Não há outra forma”.
Os municípios que receberam o reconhecimento estadual são: Carazinho, Lajeado, Santo Ângelo, Campo Bom e Cruz Alta. Já Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Sapucaia do Sul (cidades com população maior de 100 mil habitantes) foram certificadas pelo Ministério da Saúde.
A prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto, que recebeu o selo prata em direção de boas práticas, rumo à eliminação da transmissão vertical do HIV – que reconhece municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes que investem na eliminação do vírus – destacou que a cidade atende não só a sua própria população, mas também municípios da região, com equipe especializada composta por médico, enfermeiro, assistente social e outros funcionários.
Paula também destacou que o município se organiza para oferecer atendimento completo, incluindo prevenção, e que os recursos do governo do estado são importantes para essa política.
“Eu sou médica infectologista também, então sermos reconhecidos com esse selo prata é um incentivo e também mostra que estamos na direção correta da aplicação dos recursos da saúde para cada vez mais melhorar a vida da nossa gente”, disse.
Com informações do Correio do Povo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações