Publicada em 09/12/2024
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, iniciou a implantação de armadilhas de oviposição, as chamadas ovitrampas, para o direcionamento e monitoramento de ações de controle de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. A instalação dos recipientes foi realizada nesta semana, no bairro Toribio Veríssimo, onde neste ano foi registrado o maior número de casos de dengue e óbito no município.
As armadilhas estão sendo instaladas no domicílio, de acordo com a utilização do mapa do município. A estratégia consiste em instalar a cada 300 metros uma armadilha, com a autorização do proprietário da residência. Com a ovitrampa instalada, após cinco dias para contagem dos ovos, repetindo a ação uma vez ao mês nos mesmos pontos.
A ovitrampa é constituída de um recipiente de plástico na cor preta e na boca uma palheta de madeira aglomerada (Eucatex®), de tamanho 15cm por 2,5cm. Esta palheta é presa com um clip, o lado áspero fica voltado para o centro da armadilha, onde ocorrerá a postura dos ovos pelas fêmeas.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações