Publicada em 14/11/2024
Na EMEI Claudino Antônio Albertoni, a merendeira Sandra Severo tem feito das refeições uma experiência única para as crianças da rede municipal. Com 15 anos de dedicação, ela encontrou uma maneira especial de tornar as refeições mais do que um simples momento de alimentação, transformando cada prato em uma obra de arte educativa.
Para o secretário de Educação, Moacir Marchesan Júnior, está é uma forma atrativa de aguçar o gosto das crianças para uma alimentação saudável. “Esse novo conceito de alimentação infantil está encantando nossos alunos e promovendo hábitos saudáveis desde cedo”, comentou o secretário.
Os pratos decorados ganham formas de animais, flores e outras figuras coloridas, Sandra usa criatividade e dedicação para incentivar as crianças a se interessarem mais pela comida. “É incrível ver a reação das crianças ao se depararem com o prato decorado. Elas se interessam pelos alimentos, querem experimentar diferentes sabores e texturas. Esse é um momento de aprendizado, em que desenvolvemos o paladar e as habilidades sensoriais dos pequenos”, conta Sandra.
Sandra explica que, ao decorar os pratos, as crianças ficam curiosas e passam a se interessar por alimentos que muitas vezes poderiam rejeitar, como legumes e verduras.
Uma Iniciativa que Promove Bons Hábitos
Para a equipe pedagógica da EMEI Claudino Albertoni, o trabalho de Sandra é inspirador. “Ela tem um papel fundamental no aprendizado das crianças sobre a alimentação. As crianças estão explorando novos alimentos com curiosidade e alegria, e isso só é possível graças à dedicação e carinho com que a ela realiza seu trabalho”, afirma a diretora da escola Luciane Goi.
Segundo a nutricionista Patrícia Daltrozo, do setor de Alimentação Escolar da SME, este trabalho vai além da apresentação visual dos pratos, é a educação alimentar na prática, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras de forma lúdica e encantadora. “Quando as crianças interagem com alimentos coloridos e bem apresentados, elas naturalmente sentem curiosidade e vontade de experimentar, esse é um passo fundamental para desenvolver bons hábitos alimentares desde cedo”, ressalta Patrícia.
Terezinha Quevedo, pedagoga do setor da alimentação escolar da SME, reforça a função pedagógica desta prática. “Ao transformar os pratos em momentos de aprendizado, ela ajuda as crianças a explorar novas texturas, sabores e cores, enriquecendo o repertório sensorial delas”, desta Terezinha.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações