Publicada em 08/11/2024
Atuando há mais de 50 anos no meio rural, Velocindo Mendonça nunca havia visto antes animais selvagens na propriedade rural, na localidade do Espinilho Grande, interior de Tupanciretã.
O produtor rural, atuante em uma propriedade privada, gravou o vídeo do casal de Onça Parda, em seu habitat, na terça-feira dia 5, ganhando repercussão Estadual. Ele comenta:
"Tô indo, na manhã do dia 5, se não me engano, era uma terça-feira, da manhã, quando fazia trabalho numa das lavouras da propriedade. Para minha surpresa, eu tô indo com a máquina e observo o vulto de dois animais, daí eu passo a prestar atenção, observo que são 2, foi um susto misturado com emoção, porque a gente não tá acostumado com esses animais aqui na nossa região, e foi o bom foi porque tava com o telefone junto e consegui registrar esse momento porque se a gente não registra, contando história ninguém vai acreditar".
Existem vídeos circulando nas redes sociais, maldosos, aonde relatam a ação de caçadores matando estes animais após sua aparição. Se trata de vídeos falsos, maldosos. Velocindo relata:
"Então, a gente nunca acredita que possa ter, e realmente existe, tem nas voltas na região. Não, elas adentraram na mata e ninguém mais viu, mas eu posso afirmar para você, para os ouvintes da Rádio, que é uma área protegida, proibido entrada de pessoas não autorizadas, e não entra nessa propriedade pessoa sem autorização, não entram pessoas despercebidas, podem ter certeza que esses animais tão bem protegidos".
Velocindo pede para às pessoas não acreditarem nos vídeos falsos relacionados à morte de animais deste porte relacionados ao material, pois a propriedade atua de maneira pacífica com os animais, e inclusive, valoriza sua presença, pois coíbe outros animais de maior prejuízo para lavoura, como Javalis, considerados pragas. A época de maior calor, momento para o acasalamento dos animais, pode ter sido um fator atuante para sua aparição aos olhos do trabalhador.
Com informações da Rádio Tupã- Tupanciretã
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações