Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vítimas de acidente na BR-376 com atletas de remo de Pelotas são identificadas

Publicada em 21/10/2024

  • Vítimas de acidente na BR-376 com atletas de remo de Pelotas são identificadas

Um acidente na noite deste domingo (20) na BR-376, em Guaratuba, no Paraná, causou a morte de nove pessoas. Sete são jovens do projeto "Remar para o Futuro", uma equipe de remo de Pelotas, no sul do RS.

O caso foi registrado por volta de 21h40min. As vítimas tinham entre 15 e 52 anos; veja os nomes:

•Samuel Benites Lopes, 15 anos

•Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos

•João Pedro Kerchiner, 17 anos

•Helen Belony, 20 anos

•Nicole Cruz, 15 anos

•Angel Souto Vidal, 16 anos

•Vitor Fernandes Camargo, 17 anos

•Oguener Tissot, 43 anos (coordenador)

•Ricardo Leal da Cunha, 52 anos (motorista)

O grupo estava voltando do Campeonato Brasileiro de Remo, em São Paulo. Na competição, segundo a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o time conquistou sete medalhas nas categorias em que competiu.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) paranaense, uma carreta — com placas de Rio Grande — teria perdido os freios e atingido a traseira da van onde estavam os integrantes do projeto. A van, então, teria sido projetada à frente e colidido com um terceiro veículo.

Depois, com o impacto, o coletivo teria rodado e saído da pista, na altura do km 665 da rodovia. Por fim, a carreta tombou sobre a van.

Dez passageiros estavam na van. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com ferimentos leves e encaminhado para o Hospital de Joinville.

As equipes de resgate terminaram o atendimento no local do acidente por volta das 11h desta segunda-feira (21). O trecho ficou totalmente interditado no sentido Paraná - Santa Catarina, mas foi liberado pouco depois do meio-dia.

Luto em Pelotas

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, disse estar desolada e que está em contato com a PRF do Paraná para tratar sobre o traslado dos corpos, que foram levados ao IML de Curitiba. A prefeitura decretou luto oficial por uma semana no município.

O governador Eduardo Leite se manifestou, por meio das redes sociais, e afirmou que o Estado está de luto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou e prestou "solidariedade aos familiares e amigos das vítimas":

"Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas".

Projeto "Remar para o Futuro"

O projeto "Remar para o Futuro" é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a prefeitura e o Clube Centro Português 1º de Dezembro. O objetivo é a socialização de alunos da rede pública municipal por meio do esporte.

A UFPel divulgou nota em que "lamenta profundamente o trágico acidente":

"Neste momento de dor, a UFPel se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, prestando toda a assistência necessária. A Universidade está acompanhando de perto o caso e, junto aos parceiros do projeto, busca prestar apoio aos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do acidente", diz o texto.

Um dos coordenadores do projeto, Fabrício Boscolo falou ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, sobre o acidente (veja o vídeo abaixo). Ele, que está no Paraná, definiu a situação como desesperadora.

— A gente perdeu jovens atletas, jovens estudantes, futuros profissionais que iam mudar suas vidas, as vidas das suas famílias, a sociedade que eles estão inseridos. A gente perdeu o melhor treinador de remo do Brasil. É um momento desesperador — disse.

Com informações da GaúchaZH

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

QUERO-QUERO
prumo condominios
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.