Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Novos poços artesianos descentralizam distribuição de água em Cruz Alta

Publicada em 09/10/2024

  • Novos poços artesianos descentralizam distribuição de água em Cruz Alta

 A Corsan vai concluir, até dezembro, a instalação de mais um poço artesiano em Cruz Alta, que vai se somar a outros 13 poços planejados para que cada região da cidade tenha um ponto de distribuição de água, em vez do abastecimento centralizado para todos os bairros. O investimento é de R$ 2,5 milhões neste novo poço – que está sendo chamado de primeiro poção da região das Missões e ficará localizado no pátio da estação de tratamento da Corsan. Ele terá 700 metros de profundidade e vazão de aproximadamente 150 mil litros de água por hora, que representam a capacidade de abastecer 30 bairros ou 20% da população.

Nos próximos dias, serão instaladas as bombas e feitas análises da vazão de água, entre outras avaliações técnicas, para que seja iniciada a montagem. Antes do início do funcionamento, ainda vão ser feitos também testes rigorosos da qualidade e potabilidade da água. 

“Esse superpoço é uma das ações que estamos desenvolvendo para ampliar a segurança do abastecimento de Cruz Alta e garantir mais robustez na distribuição de água. Além disso, a diversificação das fontes de abastecimento traz maior eficiência energética”, ressalta o gerente de operações da Corsan na região das Missões, Alexandre Kunkel da Costa.

Novas obras

Desde o início deste ano, já foram perfurados nove poços no município, incluindo o novo poção. Três deles já estão com as bombas instaladas e os abrigos finalizados. Falta apenas a ligação da eletricidade pela concessionária de energia para entrarem em operação. 

O primeiro destes três é o CZA-23, construído no Parque de Exposições de Cruz Alta, com vazão de 55 mil litros de água por hora. O outro é o CZA-22, instalado no Berçário Industrial e que tem capacidade de 20 mil litros por hora. E o terceiro, o CZA-24, com produção de 25 mil litros por hora, fica no bairro Fátima, próximo à Hípica. Além destes, outros cinco poços estão localizados nos bairros Bonini I, São Jorge, Tamoio, Educacional e Abegay.

 Universalização

Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.


Com informações da Corsan

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL
2001 MULTIMARCAS

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.