Publicada em 21/09/2024
O clima no Rio Grande do Sul promete mudanças significativas nos próximos meses, com a possibilidade de uma nova La Niña impactando as chuvas no estado. Segundo projeções da Agrymet, divulgadas pela CEO e cofundadora Barbara Sentelhas, as condições climáticas devem sofrer alterações importantes a partir de outubro, influenciando a agricultura e o cotidiano da população."
"A partir de outubro, vemos uma probabilidade de 70% para a configuração da La Niña, aumentando para mais de 80% em dezembro. No entanto, será uma La Niña menos intensa e de curta duração, perdendo força em janeiro", afirmou Barbara.
A expectativa para os próximos meses é de que a La Niña traga chuvas abaixo da média em algumas regiões do estado. Apesar disso, para setembro e outubro, as chuvas devem se manter dentro ou acima da normalidade, principalmente no norte e nordeste do estado.
Em termos de temperatura, setembro deverá apresentar valores normais, mas a partir de outubro e novembro, as anomalias positivas começarão a surgir, embora de forma moderada.
Barbara também destacou a importância de monitorar as mudanças diárias, já que o comportamento climático pode se alterar rapidamente.
Com informações da RTC/CCGL
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações