Publicada em 04/09/2024
Diante dos severos impactos das enchentes e inundações que afetaram o Rio Grande do Sul, e consequentemente a produção de leite, a CCGL está preparando um Dia de Campo especial para ajudar os produtores a superar esses desafios. No dia 05 de setembro de 2024, quinta-feira, em Cruz Alta, será realizado o XIV Dia de Campo da CCGL, com o tema "Otimize o potencial produtivo do seu rebanho: descubra estratégias comprovadas para uma produção de leite de alto valor lucrativa e sustentável". O evento técnico, que ocorrerá das 9h às 16h, espera reunir 1.000 produtores de leite, representando 18 cooperativas e mais de 165 municípios.
O principal objetivo do XIV Dia de Campo da CCGL é transferir aos produtores associados resultados de pesquisas, visando aumentar a produção de leite, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida no campo. A programação incluirá palestras e demonstrações práticas sobre temas cruciais para a produção leiteira. Entre os assuntos abordados estarão saúde do solo e sustentabilidade, manejo fitossanitário em milho para altas produtividades, gestão facilitada através da Smartcoop, benefício produtivo e econômico da irrigação, criação da vaca do futuro, reprodução como base para o máximo potencial produtivo, ações assertivas para gestão da mão de obra e saúde ruminal para mais sólidos no leite.
O evento deste ano será especialmente relevante diante dos desafios enfrentados pela produção de leite no Rio Grande do Sul, como as enchentes e inundações que impactaram severamente a atividade em várias regiões. Serão apresentadas ações e estratégias para reestruturar e recuperar o solo, otimizar a produção de milho, e implementar práticas de manejo para vacas e reprodução que maximizem o potencial produtivo.
O XIV Dia de Campo da CCGL promete ser uma oportunidade imperdível para todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite, e é uma realização da CCGL, Sebrae, Rede Técnica Cooperativa (RTC) e Smartcoop, e patrocínio do BRDE, Plastrela, Datamars, Brevant, Pioneer, NK Seeds, Relco e MSD.
Com informações da CCGL
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações