Publicada em 30/08/2024
Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (30) com quantidade maior de nebulosidade no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No Sul gaúcho, chance de chuva isolada, especialmente no extremo Sul. Já no Noroeste e no Norte do estado, sob ar mais seco e quente, o sol aparece mais.
Em muitas cidades será perceptível durante o dia a presença de fumaça, trazida por correntes de vento da região amazônica. O dia começa um pouco frio na maioria das cidades, mas a tarde será amena. No Noroeste e no Norte do estado, porém, a tarde é quente.
As mínimas rondam os 12ºC em Bagé e os 11ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29ºC em Erechim e 30ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14ºC e 23ºC.
Uma frente quente se forma nesta sexta-feira no Centro da Argentina e no Uruguai com chuva e temporais. Associada ao sistema frontal, uma área de baixa pressão se aprofunda. Este centro de baixa pressão vai dar origem, então, a um ciclone extratropical no fim de semana no Rio da Prata.
No domingo, a frente avança e leva chuva para a Metade Norte, possivelmente na madrugada. A condição pré-frontal do sábado induz o ingresso de ar mais quente com o fortalecimento de corrente de jato de baixos níveis sobre o estado e que transporta fumaça para o território gaúcho.
Por isso, o sábado deve ser o dia no Rio Grande do Sul com maior presença de fumaça de queimadas vinda de áreas mais ao Norte da América do Sul, além de ser o dia mais quente desta semana em um grande número de cidades do estado.
CRUZ ALTA
Previsão de sol e circulação de nuvens. Será perceptível na sexta-feira a presença de fumaça das queimadas, na Amazônia e região Centro-Oeste do País. A temperatura máxima na tarde acima dos 28ºC, com vento do quadrante norte/ nordeste.
Com informações do Correio do Povo/ Metsul- Foto- Repórter colaborador Fábio Marangon
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações