Publicada em 08/08/2024
Ao final do Tratoraço realizado nesta quinta-feira(08) em Porto Alegre, os organizadores do grupo SOS Agro RS divulgaram uma carta aberta à população do Rio Grande do Sul pedindo apoio para que o movimento conquiste suas demandas junto ao Governo Federal. O grupo ainda teve um encontro com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no RS, José Cleber Dias de Souza, para entregar as demandas do agronegócio gaúcho.
Segundo a carta divulgada pelo grupo, o setor vive um cenário desolador, resultado de fatores climáticos adversos, como aos seguidos de estiagem seguidos por enchentes e excesso de chuvas. Além disso, o texto cita que a medida provisória apresentada pelo Governo Federal é insuficiente para atender às necessidades dos produtores rurais e pede que a população atue junto ao agronegócio para pressionar por soluções que beneficiem toda a sociedade.
“Estamos falando de um impacto sem precedentes para a economia do país e para a vida dos produtores. A população urbana também sentirá esses impactos muito em breve. A crise no setor agropecuário afeta diretamente o abastecimento de alimentos e o preço dos produtos chegam às nossas mesas. O agro alimenta cada um de nós e a saúde desse setor é essencial a todos”, citou a carta.
Na próxima semana, o grupo SOS Agro RS pretende organizar uma viagem para Brasília para acompanhar parlamentares gaúchos em audiências sobre o tema.
Com informações do Correio do Povo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações