Publicada em 30/07/2024
Na tarde de 26 de julho de 2024, uma moradora de Cruz Alta, foi vítima de um golpe eletrônico. Por volta das 13h10, ela recebeu mensagens e ligações pelo aplicativo WhatsApp, oriundas de um número desconhecido, de um interlocutor que se apresentou como funcionário de um banco. O suposto funcionário informou a vítima sobre uma compra não autorizada em sua conta.
Acreditando estar lidando com um canal oficial da instituição financeira, a moradora seguiu as orientações passadas pelo golpista, acessando sua conta bancária. Ela realizou uma transferência de valor, através de um link enviado pelo golpista. Somente após efetuar a transferência, a vítima percebeu que havia caído em um golpe.
Ela registrou o ocorrido por orientação de sua agência bancária e, no momento, não deseja representar criminalmente contra o autor. A vítima foi informada sobre o prazo decadencial de seis meses para possíveis ações legais.
Este caso serve como um alerta para a população sobre a necessidade de verificar a autenticidade de mensagens e ligações recebidas, especialmente quando envolvem transações financeiras.
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações