Publicada em 13/07/2024
Nesta semana, um morador de Cruz Alta foi vítima de uma invasão de dispositivo informático após interagir com um anúncio de compra de rifas em uma rede social. O perfil que havia postado o anúncio já não está mais disponível para visualização.
Após o contato inicial na rede social, os golpistas entraram em contato com a vítima através de um aplicativo de mensagens, informando que ele havia ganhado um valor em dinheiro no sorteio da rifa. Para receber o prêmio, solicitaram a confirmação dos últimos três dígitos do CPF, reconhecimento facial e uma foto da carteira de motorista. A vítima forneceu os dados solicitados e, em seguida, os criminosos pediram que enviasse um código recebido no celular.
Depois de fornecer o código, a vítima perdeu o acesso à sua conta no aplicativo de mensagens. Usando a conta hackeada, os golpistas começaram a contatar os contatos do comunicante, solicitando dinheiro em seu nome.
O caso foi registrado e está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Cruz Alta. As autoridades alertam para que a população esteja atenta a pedidos de informações pessoais e códigos de verificação, especialmente se forem provenientes de fontes desconhecidas ou suspeitas.
Com Informações da Polícia Civil
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações