Publicada em 05/07/2024
Na tarde da quinta-feira, dia 04, uma tentativa de tumulto foi rapidamente controlada no Presídio Estadual de Cruz Alta (PECA) após um pacote de arremesso ser encontrado na tela do pátio.
A ocorrência foi iniciada quando o Policial Militar na guarita informou sobre o pacote, visualizado em seguida pelos Agentes Penitenciários (APs) na sala da administração. O pacote foi jogado de fora do presídio por um indivíduo que, após o arremesso, fugiu em direção ao bairro Penha.
Ao ordenar o recolhimento dos presos no pátio de sol para possibilitar a retirada do pacote, os detentos resistiram, iniciando um princípio de tumulto. Alguns presos utilizaram um tonel de lixo e um balde para tentar alcançar a tela, enquanto proferiam xingamentos e ameaças aos agentes penitenciários.
Para impedir que os apenados pegassem o arremesso, foram necessários dois disparos de munição antimotim. Após os disparos, um dos presos foi visto tentando atacar os agentes com um "estoque" (arma branca artesanal), conforme confirmado pelas filmagens de segurança.
Reforços da brigada militar foram acionados e chegaram rapidamente ao PECA para apoiar na contenção do tumulto. Com a chegada dos reforços, a resistência dos presos foi contida e todos foram recolhidos às celas sem que houvesse feridos.
A brigada militar realizou buscas pelo indivíduo que jogou o pacote, mas ele não foi encontrado. Após a contenção, o pacote foi retirado da tela e constatou-se que continha dois celulares novos, com bateria e sem chip, um carregador e um fone de ouvido. O material apreendido será encaminhado para registro na Delegacia de Polícia (DP).
A resposta rápida e eficiente da brigada militar e dos agentes penitenciários garantiu a segurança no presídio e evitou que a situação se agravasse.
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações