Publicada em 26/06/2024
A tarde da terça-feira, 25 de junho, às 17h30, entrou para a história da aviação recente Cruz-Altense: um jato executivo de pequeno porte da fabricante Cessna pousou no Condomínio Aeronáutico Erico Verissimo, em Cruz Alta, em condições adversas, com o tempo fechado e garoando. Esta aterrissagem só foi possível graças aos significativos investimentos em infraestrutura realizados pelos sócios do condomínio, que incluíram o asfaltamento e o balizamento da pista, permitindo operações seguras mesmo em condições meteorológicas adversas.
O Condomínio Aeronáutico Erico Verissimo, inaugurado em novembro de 2021, está localizado no distrito de Benjamin Nott, no antigo aeroporto Carlos Ruhl. O projeto, resultado de um grande investimento totalmente privado e impulsionado por 40 empresários locais. Com uma pista de 1.200 metros de comprimento, balizada, o aeródromo agora conta com infraestrutura para receber aeronaves a jato, aumentando a eficiência e a rapidez no transporte aéreo da região.
Além do asfaltamento da pista, o condomínio também instalou um sistema de balizamento noturno, permitindo operações em períodos prolongados e condições de pouca visibilidade.
Os aviões com motor à reação, popularmente conhecidos como jatos, são consideravelmente mais rápidos e eficientes que outros modelos. Este tipo de aeronave opera predominantemente em pistas asfaltadas pois seus motores, conhecidos como turbinas, não podem aspirar resíduos comumente encontrados em pistas de grama.
“Este fato abre os céus de nossa cidade para o desenvolvimento e o progresso de Cruz Alta e região, trazendo ótimas perspectivas para novos investimentos e crescimento econômico”, afirma Lucas Lese, piloto e sócio do Condomínio Aeronáutico Erico Verissimo.
Com informações do Piloto e Sócio do Condomínio Aeronáutico Erico Verissimo, Lucas Lese
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações