Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SAÚDE>Prefeitura investe na contratação de cirurgias e filas estão menores

Publicada em 08/06/2024

  • SAÚDE>Prefeitura investe na contração de cirurgias e filas estão sendo zeradas

A Prefeitura de Cruz Alta, de forma estratégica tem investido recursos na área da saúde para viabilizar a redução da fila de espera de cirurgias eletivas na cidade. Através da parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVPCA), a administração municipal contratou uma série de procedimentos cirúrgicos, visando acelerar o atendimento e proporcionar maior qualidade de vida à população.

Em 2023 foram realizados 890 procedimentos cirúrgicos, isso significa que 890 pacientes de Cruz Alta passaram por cirurgia no hospital São Vicente, totalizando um investimento superior a R$ 2 milhão na saúde, entre a aquisição de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME); honorários médicos e custos operacionais da instituição de saúde. Desses procedimentos, 624 cirurgias mediante o convênio firmado entre a prefeitura e o hospital e são referentes a 416 cirurgias na especialidade geral, e 208 na especialidade de traumatologia.

A Secretária de Saúde, Daura Melissa Westphalen salienta que nos últimos 15 meses, já passam de 1200 cirurgias. “Nesses cinco primeiros meses de 2024 já foram realizadas 347 cirurgias”.

Conforme a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, essa movimentação iniciou no segundo ano de gestão. “Desde 2022 estamos trabalhando na reconstrução e no fortalecimento da nossa rede pública de saúde. A pandemia da Covid-19, acabou represando e aumentando significativamente a fila de espera referente às cirurgias eletivas. Em 15 meses são mais de 1200 cirurgias, são pacientes que saíram de filas e tiveram seu tratamento realizado. Cuidar das pessoas é a nossa maior missão, mesmo não sendo responsabilidade legal do município, sabemos desta demanda, somos sensíveis à necessidade e concentramos esforços para atender o maior número possível de pessoas, sempre com muita qualidade, atenção, e responsabilidade, tanto com cada paciente, quanto com os recursos, que são públicos e precisam ser utilizados com muito respeito”, concluiu a prefeita.

 SAIBA MAIS:

A iniciativa da prefeitura surgiu como uma resposta à sobrecarga enfrentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante a crise da pandemia da COVID-19.  O objetivo é equalizar a fila de procedimentos de baixa e média complexidade, que foram represadas por conta do período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando os leitos e recursos foram destinados para o atendimento dos casos da pandemia. Neste período, muitas pessoas migraram do sistema particular para o SUS devido às dificuldades financeiras. Para 2024 a prefeitura já garantiu o recurso para a manutenção do contrato.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • SAÚDE>Prefeitura investe na contração de cirurgias e filas estão sendo zeradas
  • SAÚDE>Prefeitura investe na contração de cirurgias e filas estão sendo zeradas
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface