Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente

Publicada em 07/06/2024

  • SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente

Na noite de quarta-feira, 5 de junho, a Casa de Cultura Justino Martins sediou a cerimônia de entrega do Selo Verde - Organização Sustentável. Essa iniciativa é promovida pela Cooperativa de Trabalho União das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta (Unicca), com o apoio da Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Movimento Nacional dos Catadores Recicláveis, ACI Cruz Alta, Programa Destineaqui, Comdema, Frecata e Associação Nacional dos Catadores (ANCAT).

A abertura da mesa oficial contou com a presença da Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, do Presidente da Câmara de Vereadores, Zeca Amaral, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rogério Coradini de Oliveira, do Secretário de Cidadania, Joca Bonaldi, do Secretário de Desenvolvimento Social, Delmar Fonseca, da Diretora de Núcleos Setoriais da ACI Cruz Alta, Paula Zago, da Presidente da Cooperativa UNICCA, Lidiane Jaques, do representante do CONDEMA, Tenente Hockmuller, e do representante do Movimento Nacional dos Catadores, Alexandro Cardoso.

A solenidade contou com a participação de membros da cooperativa, autoridades, imprensa local e comunidade em geral. Vinte e seis organizações parceiras, que realizam a destinação adequada de seus resíduos recicláveis para a cooperativa, receberam o Selo Verde - Organização Sustentável. Dessas, vinte e duas receberam o selo pela segunda vez e quatro entidades foram premiadas pela primeira vez.

Os certificados foram entregues pelos catadores cooperados da Unicca como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Durante o evento, Cláudio Chassot, engenheiro agrônomo e coordenador de centrais do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV/RS) - Sistema Campo Limpo, ministrou uma palestra sobre logística reversa e economia circular.

A Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, expressou sua satisfação em apoiar essa evolução e ressaltou a importância do envolvimento dos empresários na destinação adequada de resíduos recicláveis para a cooperativa, assim como no apoio à geração de renda dos catadores, “Nós como gestão, é com grande satisfação que apoiamos a evolução deste projeto social até sua atual forma agora como Cooperativa UNICCA. Vocês conquistaram um espaço merecido, e esperamos ver mais empresários se engajando na destinação adequada de resíduos recicláveis para a cooperativa. Além disso, incentivamos a adesão de mais catadores, impulsionando a economia circular e gerando renda para eles, o que contribui ainda mais para a economia do nosso município. É crucial que unamos esforços entre entidades e empresários para fortalecer esta causa e atrair mais cooperados. Estamos imensamente orgulhosos do progresso alcançado por todos até aqui”, diz.

Lidiane Jaques, Presidente da UNICCA, enfatizou que o selo representa o reconhecimento às organizações que têm consciência ambiental e social, e agradeceu o apoio das empresas, entidades parceiras, Prefeitura e comunidade em geral. “Foi uma noite muito importante para Cruz Alta e festiva para cooperativa UNICCA, através do Dia mundial do meio ambiente. Agradecemos imensamente as empresas e entidades parceiros apoiadores, à Prefeitura, e a comunidade em geral que separa e destina seus resíduos para a coleta seletiva solidária”, comentou.

Entidades parceiras como o Quartel 29° GAC, Bernardi Materiais de Construção, Casa dos Parafusos, Coimpel Agrícola LTDA, Comercial Daronco, Condomínio Pinheiros, Cotripal, Edifício Tibicuera, Empório 610, Escola Maria Bandarra Westphalen, Escola Toribio Verissimo, Hospital São Vicente de Paulo, ICL – América do Sul S/A, Rotary Ana Terra, Simbiose Agro, Sobrado Bar e Sushi, Solar Cell, Unicruz, MultiBarato, Yara Fertilizantes e Fabiana Silveira Netto Jorge, representando a Comunidade, estiveram presentes para receber a segunda edição do Selo Verde. Parceiros como a Câmara Municipal de Vereadores, 9ª Coordenadoria Estadual de Saúde, La Cruz Empório y Parrilla e Suco Três Coqueiros receberam o Selo Verde pela primeira vez. As demais empresas e entidades que não puderam estar presentes na Casa de Cultura receberão o certificado do Selo Verde nos próximos dias.

Além disso, o evento arrecadou alimentos não perecíveis, roupas de cama, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água mineral, que serão destinados às famílias dos catadores que foram afetadas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

SOBRE O SELO VERDE

O Selo Verde é uma certificação que identifica e reconhece organizações comprometidas com a preservação do meio ambiente e a redução de seu impacto ambiental. Seu símbolo representa a união de esforços para a construção de um planeta mais sustentável, onde o "V" remete à palavra "verde" e a folha simboliza a sustentabilidade, nossa capacidade de transformação e renovação. A moldura de pontos, representando organizações públicas e privadas, está em círculo, sugerindo a ideia de economia circular. Este compromisso com a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade é o alicerce de toda a iniciativa.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente
  • SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente
  • SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente
  • SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente
  • SELO VERDE> Segunda edição premiou empresas parceiras do meio ambiente
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface