Publicada em 06/06/2024
Com o objetivo de atualizar o andamento das obras de esgotamento sanitário na Bacia do Arroio Vulcão, a Corsan participou de uma reunião com líderes e representantes de bairros de Cruz Alta. O encontro foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores do município, pelo Programa Afluentes, promovido para aproximar a Companhia das comunidades.
Foram explicadas as etapas de conexão às redes, a importância da adesão da comunidade às ligações de esgotamento sanitário, bem como o calendário de conclusão das obras em execução. O encontro serviu também para que os moradores tirassem suas dúvidas quanto à ligação do esgoto e a tarifa social.
O gestor de relações institucionais da Corsan na Região Missões, José Roberto Ceolin Epstein, explicou as ações no município, bem como os investimentos no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “O objetivo do encontro foi identificar oportunidades de melhorias e as principais necessidades de investimentos no município. E essa aproximação com os líderes comunitários é muito importante no sentido de ampliar a busca ativa pelas pessoas que tem necessidades e direito aos benefícios oferecidos pela Companhia”.
O evento contou também com a presença do poder público, de vereadores, da analista de responsabilidade social Bibiany de Oliveira Costa, da gerente comercial da Corsan, Luana Braguin e do coordenador operacional de Cruz Alta, Jerri Tatsch.
EXPANSÃO
A obra para instalação de 3,6 mil metros de redes coletoras de esgoto teve início em agosto de 2023. Já estão implantados 2,4 mil metros, que representam 70% do total planejado. A conclusão é prevista para o final deste ano.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Com informações da Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações