Publicada em 05/06/2024
A campanha realizada no mês de junho tem como objetivo destacar a importância do teste do pezinho, em especial no Dia Nacional do Teste do Pezinho que é comemorado todo dia 6 de junho. O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame obrigatório realizado em todos os recém-nascidos.
O período ideal de coleta é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido. O procedimento é feito pelos enfermeiros da SMS do município. O teste do pezinho é responsável pelo diagnóstico de uma série de doenças como o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita (HAC), deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida, caso não sejam identificadas e tratadas. Em caso de anormalidade dos exames, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida.
Segundo a enfermeira Lidiane Coradini Carvalho, coordenadora da Política da Criança do CSMC, o exame é fundamental para identificação de doenças e condições congênitas, que quando descobertas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança. “Trabalhamos durante todo o ano, desde o pré-natal, a importância do teste do pezinho, conscientizando os pais de logo que o bebê nasce, para que procurem a unidade de referência para agendar o exame”, destaca Lidiane.
O exame pode ser feito em qualquer Estratégia de Saúde da Família do município, gratuitamente, e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, para crianças do programa de alto risco.
Para mais informações, basta contatar com a unidade de saúde da respectiva região de abrangência ou com o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, por meio do telefone 0800 400 0126, ramais 3015 ou 3016.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações