Publicada em 31/05/2024
Na tarde da quarta-feira, 29, os profissionais da unidade de saúde da ESF Bonini, da Liga de Combate ao Câncer e a turma de enfermagem da Escola Annes Dias realizaram um trabalho de orientação, conscientização e prevenção voltado para a população em geral. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os malefícios do vício em substâncias do tabaco.
Durante o evento, foram oferecidos serviços de aferição de pressão, medição de glicose, entre outras orientações.
As atividades do Dia Mundial Sem Tabaco integraram o Dia do Desafio, em parceria com o SESC Cruz Alta. O local do evento também funcionou como ponto de arrecadação de alimentos e mantimentos para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
SOBRE O GRUPO DE TABAGISMO
Há três anos, a ESF Bonini realiza um trabalho com grupos de pessoas que desejam parar de fumar. Os encontros acontecem na própria unidade de saúde, às sextas-feiras, das 9h às 10h. A iniciativa busca ajudar os participantes a abandonarem o vício, através do fortalecimento mútuo, palestras, rodas de conversas, escuta e, em último caso, medicamentos. O grupo é guiado por uma equipe multidisciplinar, capacitada pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, o grupo é composto por 17 pessoas. Para participar, os interessados devem procurar a ESF Bonini, localizada na Rua Pedro Fumagali, Bonini I, ou entrar em contato pelo telefone 0800 400 0126, ramal 3092. Também é possível buscar a própria ESF para que seja feito o encaminhamento.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações