Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

DIA DO DESAFIO E DIA SEM TABACO> Atividades no calçadão hoje durante o dia

Publicada em 29/05/2024

  • DIA DO DESAFIO E DIA SEM TABACO> Atividades no calçadão hoje durante o dia

A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) Cruz Alta e o Grupo Teatral Máschara, realizará uma programação especial em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, realizado em 31 de maio, e ao Dia do Desafio, comemorado no dia 29 de maio.

O evento ocorrerá no dia 29 de maio, a partir das 9h, no Calçadão I, em frente às Lojas Deltasul, e as atividades seguirão ao longo do dia. No local, profissionais da unidade de saúde da ESF Bonini e a turma de enfermagem da Escola Annes Dias farão um trabalho de orientação, conscientização e prevenção voltado para a população em geral, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os malefícios do vício em substâncias do tabaco.

"Esta é uma data extremamente importante que não poderíamos deixar passar em branco. É uma oportunidade para conscientizar as pessoas para que parem de fumar” disse a enfermeira Nanci Paixão.

As atividades do dia Mundial Sem Tabaco, integrarão o Dia do Desafio, em parceria com o SESC Cruz Alta, no qual o local do evento também funcionará como ponto de arrecadação de alimentos e mantimentos para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A programação ainda contará com a apresentação do Grupo Maschara e, durante a tarde, o SESC oferecerá um momento de atividades de ginástica em alusão ao Dia do Desafio.

SOBRE O DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre municípios. Coordenado no Brasil pelo SESC desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All), com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.

É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao total de habitantes.

SOBRE O GRUPO DE TABAGISMO

Há três anos, a ESF Bonini realiza um trabalho com grupos de pessoas que desejam parar de fumar. Os encontros acontecem na própria unidade de saúde, às sextas-feiras, das 9h às 10h. A iniciativa busca ajudar os participantes a abandonarem o vício, através do fortalecimento mútuo, palestras, rodas de conversas, escuta e, em último caso, medicamentos. O grupo é guiado por uma equipe multidisciplinar, capacitada pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, o grupo é composto por 17 pessoas.

Para participar, os interessados devem procurar a ESF Bonini, localizada na Rua Pedro Fumagali, Bonini I, ou entrar em contato pelo telefone 0800 400 0126, ramal 3092. Também é possível buscar a própria ESF para que seja feito o encaminhamento.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface