Publicada em 23/05/2024
A Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou o envio de 200 casas montáveis projetadas para abrigar refugiados das enchentes que atingem todo o Rio Grande do Sul.
De acordo com Gabriel Souza, vice-governador do estado, oito casas já chegaram ao RS via transporte aéreo. Até que a destinação das residências seja acertada, as estruturas serão armazenadas em um depósito do Banrisul.
Das 200 casas que estão por chegar no estado, 100 delas estão na Colômbia e devem chegar ao estado na próxima segunda-feira (27). As outras 100 estão no Panamá e embarque dos materiais com destino ao RS está previsto para a semana que vem, com chegada no final de semana.
Estrutura das casas:
Área: 17,5 m²Dimensões: 2,83 m (altura) x 5,68 m (comprimento) x 3,32 m (largura)Peso: 140 kgEstrutura: paredes de espuma poliolefina (material a prova d'agua) e teto de mesmo material, sustentados por estrutura em açoTempo de montagem: 4 a 5 horasResistência: ventos de até 101 km/h e chuva leveDurabilidade: até 5 anosParedes e teto são sustentadas por uma estrutura em aço fixada no chão, funcionando como uma espécie de “âncora”.Elas possuem , uma porta, quatro janelas, outros quatro espaços de ventilação e sistema simples de iluminação
Fonte: Globo / Gazeta Brasil - Fotos: Divulgação