Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) celebrou 10 anos

Publicada em 21/05/2024

  • Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) celebrou 10 anos

No dia 5 de maio de 2024, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) celebrou 10 anos de trajetória, um marco em sua missão de oferecer tratamento e apoio a pessoas com dependência química. O serviço é ofertado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

O local é especializado em cuidar de dependentes químicos, com uma rede de acolhimento e escuta, e, quando necessário, atendimento ambulatorial e encaminhamento para internações.

O CAPS AD atende em torno de 50 pacientes ao mês, realizando ao todo cerca de 900 procedimentos mensais, levando em consideração que o paciente retorna inúmeras vez e realiza mais de tipo de procedimento ao longo de seu tratamento.

A coordenadora do CAPS AD, Ana Cristina Almeida, explica que na maioria das vezes as famílias procuram o atendimento, mas, em alguns casos, o próprio paciente busca a recuperação, quando percebe que sua situação está insustentável. Além de tratamento psiquiátrico, quando necessário, é feito encaminhamento clínico, em parceria com as ESF's.

O CAPS AD está aberto de segunda a sexta-feira, com horário de atendimento das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e fica localizado na Rua Paul Harris, 243.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR A SERVIÇO DA COMUNIDADE

A força do CAPS AD está em sua equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, cozinheiras, pessoal de higienização, vigilantes, oficineiros e profissionais que trabalham nos grupos terapêuticos. A equipe trabalha incansavelmente para acolher os pacientes de maneira humanizada, promovendo sua autonomia e reintegração na comunidade, além de oferecer suporte essencial às famílias.

PROJETOS E INICIATIVAS DE PREVENÇÃO

O CAPS AD não se limita ao tratamento de dependentes químicos, mas também se dedica na prevenção, através de projetos e eventos. Entre os projetos destacam-se:

CAPS AD vai à Escola e Empresas: Iniciativa que leva informações e atividades de prevenção ao uso de drogas diretamente às escolas e empresas do nosso município.

Seminário de Combate às Drogas: o evento busca reunir profissionais especialistas, pacientes recuperados e comunidade para discutir estratégias de combate e prevenção ao uso de drogas.

Setembro Amarelo e Janeiro Branco: eventos alusivos aos temas desses meses voltados aos funcionários das secretarias municipais, atendidos e população em geral com foco na prevenção do suicídio, da valorização da vida e na saúde mental.

Fut Terapia: uma atividade esportiva que proporciona a saúde física e mental dos pacientes em tratamento, bem como a promoção da sociabilidade e da inserção deles na sociedade.

RESULTADOS E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos três anos, o CAPS AD tem registrado uma média de trinta e dois graduados anualmente, significando novas vidas e novas oportunidades para pacientes e seus familiares. "Sinto-me feliz em proporcionar uma melhor qualidade de vida à comunidade com esse trabalho. Ele traz não só qualidade de vida às famílias, mas também à sociedade como um todo", comenta a coordenadora do CAPS AD.

O trabalho desenvolvido pelo CAPS AD tem um impacto profundo, combatendo os efeitos devastadores da droga que, quando não tratados, podem levar à destruição pessoal, violência doméstica e social. O compromisso do Centro de Atenção Psicossocial é levar qualidade e eficiência ao atendimento oferecido, reconhecendo que a droga não é seletiva, mas atinge pessoas de todas as classes sociais, idades, cores e gêneros.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações
ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Lojas Virtuais
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.