Publicada em 21/05/2024
Na tarde da segunda-feira, 20, a Secretaria de Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas de Habitação, recebeu a equipe técnica da empresa responsável pela construção dos módulos sanitários do programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”, do governo do estado do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, o Secretário de Cidadania, Joca Bonaldi, assinou o termo de início das obras de construção de módulos sanitários.
"Ao assinarmos o termo, estamos dando um grande passo para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos, promovendo a dignidade, a saúde e o bem-estar de todos," comentou o Secretário.
As equipes visitaram as 37 famílias contempladas localizadas nos bairros Jardim Primavera 1 e 2, Bairro do Sol, Abegay, Santa Helena, Vila Rancho 2, Progresso e Planalto. As obras iniciarão nos próximos dias.
SOBRE O PROGRAMA NENHUMA CASA SEM BANHEIRO
O Programa Nenhuma Casa sem Banheiro, fruto de uma parceria entre o Estado e os municípios, tem por objetivo construir módulos sanitários para a população da área urbana inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. O Estado aporta, via Fundo de Recursos Hídricos, R$ 15 mil por unidade sanitária (valor de referência para 2023), e os municípios complementam o valor a ser investido com um mínimo de 30% do repasse como contrapartida. A participação dos municípios no programa se dá por adesão.
A equipe técnica da secretaria acompanha e fiscaliza o processo desde a fase de celebração do convênio com as prefeituras, passando pelas obras e pelo cumprimento do plano de trabalho – previamente acordado entre os entes – até a vistoria final das obras. Os beneficiários são selecionados por meio do serviço de Assistência Social do município e referendados pelo conselho municipal.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Habitação pelo número 0800 400 0126, ramal 2092.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações