Publicada em 20/05/2024
Para celebrar os 3 anos da Lei Municipal, o Núcleo de Justiça Restaurativa estará promovendo a I Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz pelo Programa de Pacificação Restaurativa, contemplando profissionais da rede de atendimento do município e lideranças comunitárias. O curso será ministrado pela coordenadora do Núcleo JR, Liege Suptitz , habilitada instrutora da metodologia.
A formação tem como objetivo desenvolver o diálogo empático, expressar necessidades e sentimentos, conectar-se profundamente consigo e com o outro possibilita criar relações com mais respeito, solidariedade e corresponsabilidades, que promovem o bem-estar individual e coletivo, transformando a atual cultura da competitividade, da exclusão, das violências em uma cultura de cooperação, inclusão e pacificação.
“As enchentes que trouxeram prejuízos e perdas incalculáveis à população do nosso Estado, assolando o povo gaúcho com profunda dor e tristeza, também está mostrando a compaixão do ser humano, que tem se mobilizado Brasil afora, unindo forças numa imensa corrente de solidariedade, trazendo a esperança de dias melhores. Esses valores e sentimentos compartilhados em meio ao sofrimento provam o desejo e a capacidade das pessoas em transformar a realidade, princípios estes que alicerçam o trabalho desenvolvido pela Justiça Restaurativa”, comenta a Coordenadora, Liege Suptitz
A Juíza de Direito da Comarca de Cruz Alta, Katiuscia Kuntz Brust, fala da importância da celebração de 3 anos da lei municipal da Justiça Restaurativa. “No 20 de maio, celebramos o aniversário dessa importante lei, que partilha valores como respeito, amor, verdade e paz, por meio de uma metodologia simples, na qual os participantes se sentam em círculo e é aberto um espaço seguro para falar e ouvir atentamente. A cada círculo realizado, se percebe a sua força e o poder de transformação na vida dos participantes” diz.
Para mais informações sobre as ações do Núcleo de Justiça Restaurativa, entre em contato pelo telefone (55)3029-9800, ramal 1124, ou através do e-mail nucleojrca@gmail.com.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações