Publicada em 30/04/2024
Hospitais de referência no Rio Grande do Sul anunciaram na tarde da segunda-feira(29), a suspensão dos atendimentos eletivos de segurados do IPE Saúde a partir do dia 6 de maio. O comunicado aconteceu em uma coletiva na sede da Federação de Santas Casas e Hospitais sem Fins Lucrativos (FederaçãoRS) e da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), que também contou com entidades ligadas à área médica.
Em Comunicado oficial nesta terça-feira(30), o Hospital Regional Santa Lúcia aponta os motivos para aderir a suspensão dos atendimentos eletivos aos segurados do IPE Saúde, fazendo parte dos 18 hospitais de referência do estado.
Confira abaixo, o comunicado, assinado pela direção da instituição:
Comunicado Oficial
Diante da falta de condições de sustentabilidade para continuar prestando atendimento ao IPE Saúde, devido ao novo modelo de remuneração adotado por este instituto no dia 1º de Abril de 2024, o grupo dos 18 hospitais de Referência no RS, no qual se inclui o Hospital Regional Santa Lucia, emitiu Notificação ao IPE Saúde, por não concordar com a seguinte situação:
- Tabela de remuneração dos hospitais pelo IPE “congelada” para medicamentos e diárias hospitalares desde 2009 e atrasos progressivos no pagamento aos hospitais desde 2019, com redução gradativa e constante até a data atual;
- A adoção de novas instruções normativas pelo Ipe Saúde, as quais levam a uma projeção deprejuízo de R$ 154.527.553,00 ( cento e cinquenta e quatro milhões quinhentos e vinte e sete mil, quinhentos e cinquenta e três reais) aos hospitais de referência que emitiram a Notificação ;
-Impacto na remuneração dos serviços médicos, resultando no descredenciamento de muitos profissionais; prejudicando o acesso dos usuários aos serviços de saúde;
- As decisões do IPE se deram unilateralmente e, apesar dos esforços dos hospitais em dialogar com a instituição, esgotaram-se todas as iniciativas que buscavam soluções para a situação acima exposta.
Deste modo, o Hospital Regional Santa Lucia, juntamente com o grupo de 18 hospitais de Referência no RS comunica a suspensão do processo assistencial eletivo (atendimentos eletivos) aos usuários do IPE Saúde a partir do dia 06/05/2024.
ATENÇÃO:
1. O atendimento aos casos de Urgência e Emergência serão mantidos.
2. Está garantida a continuidade, até a conclusão do processo assistencial, do atendimento aos pacientes que já estão internados e em tratamentos continuados, tais como pacientes de Hemodiálise e Oncologia.
3. Pacientes com cirurgias e exames que estiverem agendados com data de realização até 05/05/2024 terão seus procedimentos realizados.
Direção do Hospital Regional Santa Lucia
Cruz Alta, 30 de Abril de 2024
Com informações do Hospital Regional Santa Lúcia
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações