Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz-altenses podem apoiar projetos sociais da cidade destinando parte do IR

Publicada em 18/04/2024

  • Cruz-altenses podem apoiar projetos sociais da cidade destinando parte do IR

Contribuintes Pessoa Física que declaram imposto de renda no modelo completo, podem destinar até 6% do imposto devido a projetos sociais e ações que beneficiam idosos ou crianças e adolescentes em Cruz Alta, dos quais em até 3% podem ir para o fundo da criança e até 3% para o fundo do idoso. O prazo para realizar a declaração do IRPF 2024 vai até 31 de maio de 2024.

A destinação é uma das principais formas de captação de recursos pelos Fundos Sociais e constitui uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social. Em 2023, foram beneficiados quatro projetos, Basketito, Genoma Colorado, Escolinha Tio Mazzaropi e Escola Santo Antônio.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Márcia Lamaison, explica que o COMDICA é formado por diversas instituições governamentais e não-governamentais, como as Secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social (CRAS e CREAS), Cidadania e Saúde, Escola Santo Antônio, CIEP, Genoma Colorado, AABB Comunidade, Escolinha Tio Mazzaropi e Basketito, todos projetos que desenvolvem um trabalho social voltado às crianças e adolescentes.

“O COMDICA faz esse chamamento para a população, com intuito de que os contribuintes percebam a importância desses recursos ficarem em Cruz Alta. Os valores são destinados ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Por meio da abertura de editais, as instituições inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente candidatam seus projetos para serem beneficiados com o valor estabelecido às instituições sociais”, comenta Márcia.

A presidente do COMDICA, ainda, reforça que a destinação do IR ao Fundo não representa nenhum custo adicional ao contribuinte. “Pedimos aos cruzaltenses para destinarem ao COMDICA de Cruz Alta o seu Imposto de Renda”, diz Márcia.

Os dados para a doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cruz Alta são: CNPJ - 21.235.985/0001-04; Banco Banrisul, Agência 0190; e Conta 04.132150.0-7. Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou através do telefone (55) 3322-8797.

Projetos da Secretaria Municipal de Educação

Projeto realizados pela Secretaria Municipal de Educação também podem ser contemplados, como as aulas de ballet Clássico no Núcleo Municipal de Dança; Projeto de Capoeira “Novas Vivências”; Projeto Karatê para a Vida; Projeto Dia “D Teatro” nas escolas; Projeto Jovens Ativos Novas Oportunidades, desenvolvido nos CRAS Sol e Mãe; Projeto Basketito nas escolas municipais; Núcleo Municipal de Música; e o Projeto de Musicoterapia e Capoeira, desenvolvido no Centro Acolher.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface