Publicada em 12/04/2024
Um preso que não retornou da 'saidinha de natal' foi recapturado, nesta sexta-feira(12), em Tupanciretã. Nos mais de quatro meses em que esteve foragido, ele cometeu furtos e ateou fogo em uma casa, além de ter baleado um homem na cabeça. Antes de fugir, o criminoso cumpria pena no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.
O foragido foi localizado na casa de familiares, no bairro Pedreira. De acordo com a Polícia Civil, desde o final de dezembro ele teria praticado uma série de crimes em São Pedro do Sul, Toropi e Quevedos.
Ainda conforme a instituição, o fugitivo seria responsável por furtar uma espingarda e um celular. Ele também teria furtado uma residência, que depois foi incendiada.
Na manhã do dia 15 de janeiro, na localidade de Cerro Baltazar, entre Toropi e São Pedro do Sul, ele ainda tentou roubar um veículo. Na ocasião, o motorista se recusou a parar e foi atingido com um disparo na cabeça. A vítima foi internada em estado grave no Hospital Universitário de Santa Maria, mas sobreviveu, apesar da perda de audição de um ouvido e da visão de um olho.
A suspeita é que a rota de fuga do bandido incluiu passagens no interior de Toropi, Quevedos, Tupanciretã e Cruz Alta. Uma semana antes de ser preso, ele teria retornado a Júlio de Castilhos e Tupanciretã, onde se escondeu na casa de parentes.
O preso tem 30 anos de idade. Ele soma antecedentes por três tentativas de homicídio qualificado, roubo majorado, furto qualificado, incêndio criminoso, desacato, dano qualificado, posse irregular de arma de fogo, associação criminosa , ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência.
De acordo com o delegado Sandro Meinerz, um procedimento foi instaurado para apurar a participação de pessoas que auxiliaram o foragido. Elas serão indiciadas por favorecimento pessoal.
Com informações da Polícia Civil e Correio do Povo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações