Publicada em 10/04/2024
A COOPERATIVA CENTRAL GAÚCHA LTDA. (CCGL) iniciou nesta quarta-feira, 10 de abril, a distribuição dos resultados da industrialização de lácteos, referente ao ano de 2023, para seus produtores de leite. O valor total dos resultados é de R$ 14,4 milhões e será distribuído entre todos os produtores CCGL que forneceram leite de forma ininterrupta ao longo do ano de 2023 e que permanecem ativos no sistema de fornecimento à cooperativa.
A iniciativa foi recebida com grande entusiasmo pelos produtores, como expressado por Éderson Parisotto, associado da COTRIEL. Ele revela que o valor da distribuição será utilizado na aquisição de equipamentos para aumentar a capacidade de armazenamento da propriedade. "Vejo de extrema importância a CCGL distribuir aos seus produtores. Ela é uma empresa que valoriza e cativa o seu produtor. Em um ano tão difícil e com todas as dificuldades enfrentadas não só pela empresa, mas também pelos produtores, com as importações a um preço bem mais baixo, ainda assim a CCGL conseguiu manter os R$ 0,03 centavos por litro. É de extrema valia e beneficia muito o produtor! Eu fico grato e muito feliz com a distribuição de resultados. O valor será usado em minha propriedade, meu investimento vai ser em um novo resfriador para poder suprir a necessidade de armazenamento do leite", comemora.
O Gerente de Suprimento de Leite da CCGL, Eng. Agr. Jair da Silva Mello, diz que a distribuição de resultados reafirma o compromisso do Cooperativismo em estar ao lado do associado, como: atendimento, cartão leite, insumos, equipamentos, assistência técnica nas diversas áreas, pesquisa e desenvolvimento do produtor, com segurança e rentabilidade. O retorno somado ao bom preço médio do ano, garante competitividade ao produtor.
O presidente da CCGL, Caio Vianna, explica que esta medida reafirma o compromisso da CCGL, que desde a implantação da indústria sempre distribui parte das sobras diretamente aos produtores. “Para que fique evidente que ao fornecer leite no sistema CCGL o produtor está alimentando o seu próprio negócio, onde ele realmente é o dono. Além de vender o leite e receber o preço de mercado, quando o ano favorece e a indústria rentabiliza, os produtores também participam nos resultados”, pontua.
Para obter informações adicionais sobre o processo de distribuição, os produtores devem entrar em contato com suas cooperativas.
Com informações da CCGL
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações