Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

1º DE ABRIL E NÃO É MENTIRA: Alimentos vão ficar mais caros no RS

Publicada em 28/03/2024

  • 1º DE ABRIL E NÃO É MENTIRA: Alimentos  vão ficar mais caros no RS

A partir de 1° de Abril, diversos alimentos vão subir de preço no Rio Grande do Sul, quando passam a valer os cortes de benefícios fiscais definidos pelo governo do Estado. Alimentos como banana, tomate e ovos podem custar até 13,64%, com a nova alíquota. O executivo jutifica a maior carga tributária pela necessidade de aumentar a arrecadação para melhorar a situação econômica “desafiadora” em que se encontra o RS.

De acordo com uma nota técnica divulgada pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), produtos de hortifruti vão sofrer a maior variação, passando a custar 13,64% mais caro, seguidos pelas carnes, 5,68%, e o Arroz, 4,5%. Como exemplo, a nota traz a informação que um quilo de tomate passará a custar R$ 10,22, face aos R$ 8,99 que custa hoje.

Ainda segundo a Sefaz, a variação de preços se dá pelos maiores valores cobrados de ICMS. Diversos alimentos que descontavam 7% ou menos, passarão a pagar uma tarifa efetiva de 12% de seu preço neste imposto. Neste caso, se enquadram produtos como arroz, feijão, carnes, farinha de trigo, açúcar, café, leite UHT, hortifrutigranjeiros, ovos, pão, entre outros.

 

Com informações da Correio do Povo e Secretaria da Fazenda

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface