Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira, 25

Publicada em 23/03/2024

  • Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira, 25

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde inicia, na segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra Influenza (gripe). A campanha foi antecipada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). De acordo com o Ministério da Saúde, oficialmente, a campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio, período em que as ações serão intensificadas e que os dados sobre a aplicação das vacinas, estarão disponíveis no site do Governo Federal

"Todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já podem procurar a vacina deste o primeiro dia. Portanto, não será preciso que esses grupos esperem a troca de etapa. Lembrando que a vacina protege quanto ao surgimento de complicações respiratórias, o que justifica a sua importância”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Fagundes.

LOCAIS DE APLICAÇÃO

Os grupos prioritários poderão se vacinar em todas as salas de vacinas do município: Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESFs Santa Rita, Brum, Benjamin Nott, Centro, Toríbio Veríssimo e Jardim Primavera. O horário de aplicação acontecerá das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Grupos prioritários

A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:

Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades - dos seis meses aos nove anos de idade)

Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)

Gestantes

Puérperas

Professores de todos os níveis

Povos indígenas

Populações Quilombolas

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Pessoas em situação de rua

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das forças armadas

Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

Trabalhadores portuários

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

DIA D

Importante ressaltar é que o Dia D de vacinação contra a gripe já tem data marcada, será no dia 13 de abril, sábado.

SOBRE A VACINA

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Para mais informações, procure a sua unidade de saúde mais próxima.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface