Publicada em 23/03/2024
A comunidade católica é convidada a participar e ofertar doações no dia da coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.
De acordo com a Coordenadora das Pastorais Sociais, Cinara Dorneles, a Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade. “O gesto concreto da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condições para que advenha um novo tempo pelo amor e pela valorização da vida. Todos são convidados a fazer a sua doação”, destaca.
O resultado integral das coletas realizada nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope específico, deve ser encaminhada à paróquia, que repassa para a diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a Diocese envia 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade, 10% para o Fundo Estadual de Solidariedade e 50% é destinado para o fundo Diocesano de Solidariedade, de forma a atender projetos locais, geridos pelo Fundo diocesano de solidariedade.
Em 2023, na Diocese de Cruz Alta, através dos recursos da Coleta da Solidariedade, foram apoiados os seguintes projetos:
Cursinho Solidário Horizontes (Cruz Alta)
Projeto Santos Anjos, Saúde e Alimentação (Paróquia N.S. Conceição – Cruz Alta)
Cisterna no Rincão dos Costa (Tunas)
Sabão Solidário (São Geraldo – Ijuí)
Buscando novos Horizontes (Comunidade Terapêutica – Bozano)
Costura Solidária (São Geraldo – Ijuí)
Implantação da Pastoral da Sobriedade
Realização do 8º Encontro de Comunidades Quilombolas (Jacuizinho)
Pastoral Carcerária
Apoio para participação na Romaria da Terra
Projeto Transformando Vidas em Barros Cassal
Recurso para Fundo Diocesano em 2023 R$ 30.769,70
Recurso advindo de projeto aprovado pelo Fundo Nacional R$ 20.000,00
Com informações da Diocese de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações