Publicada em 13/03/2024
Dentro do Programa Saúde nas Escolas, profissionais da Secretaria de Saúde tem desenvolvido atividades relacionadas à conscientização sobre a dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas do município. A doença por se tratar de um problema de saúde pública, envolvendo e sendo necessário cuidados de toda a população, as atividades do Programa, além de serem realizadas nas escolas da rede pública de ensino, estadual e municipal, também foram estendidas para as escolas particulares.
Nos últimos dias, foram visitadas 18 escolas, onde a equipe do PSE, os agentes de combate às endemias da Vigilância Ambiental em Saúde, os profissionais de saúde das ESF’s e os agentes comunitários de saúde estão mobilizados em levar informações às crianças e adolescentes que englobam os sinais e sintomas da doença e formas de combate ao Aedes aegypti.
Segundo Daiane Hahn de Lima, coordenadora do PSE em Cruz Alta, o trabalho do programa é realizado durante todo o ano letivo com diversas ações de promoção e educação e prática em saúde, mas nos meses de fevereiro, março e abril as atividades voltadas à dengue estão sendo intensificadas. “Através de uma mobilização de combate ao mosquito com alunos das escolas de todo o país, públicas e privadas, queremos prevenir a doença por meio da educação e orientação das crianças, adolescentes e jovens”, comenta Daiane.
Nesta semana, receberão atividades do PSE as escolas Arthur Moreira, Major Belarmino Cortes e Sesc, na quarta-feira, 13 de março; Dr. Hildebrando Westphalen e Claudino Antônio Albertoni, na quinta-feira, 14; e, Alberto Pasqualini e Clarinda Ribeiro, na sexta-feira, 15.
As ações do programa envolvem testes de acuidade visual, informações sobre alimentação saudável, cultura e paz, avaliação nutricional e prevenção da obesidade, saúde bucal, saúde mental, sexualidade, álcool e drogas.
SOBRE O PSE
O PSE é um programa para integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica.
A implementação se dá a partir da adesão aos objetivos e às diretrizes do programa, e contempla ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações