Publicada em 12/03/2024
A manhã da segunda-feira (11) , começou movimentada para os moradores do Bairro Abegay em Cruz Alta.
Um protesto pacífico dos Pais dos alunos da Escola Estadual Eliza Brum de Lima, fechou as ruas de acesso a Distribuidora de Combustíveis Ipiranga localizada no mesmo bairro. Os manifestantes fecharam todos os acessos, impedindo a movimentação dos caminhões da distribuidora.
Os pais e moradores do bairro pediam ao governo estadual, o transporte escolar para as crianças do bairro, que estão sem aula, desde o início do ano letivo de 2024, devido a problemas na estrutura da escola, desde as fortes chuvas e temporais do mês de Setembro.
A 9ª Coordenadoria de Educação realizou nos últimos dias, dois pregões para contratar uma empresa para o transporte dos alunos, mas a licitação deu deserta nas duas vezes.
Segundo Luis, um dos Pais da comissão “ os Pais estão aqui nesta luta, porque não tiveram respaldo do estado e nem apoio do município, porque estão cansados de enrolação”.
Ele também enfatizou que a comunidade está cansada de esperar e as crianças não podem esperar sem aula.
A manifestação teve o acompanhamento da Brigada Militar e terminou pacificamente ainda na manhã da segunda-feira.
A MANIFESTAÇÃO NA TARDE FOI EM FRENTE A 9ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, RESPONSÁVEL PELA ESCOLA
A comissão de Pais e alunos e simpatizantes com apitos, protestou na frente da coordenadoria, pedindo providencias em relação a situação dos alunos da escola.
Perto do final da tarde, a comissão foi recebida na coordenadoria, e ficou definido que a partir da próxima quarta-feira (13), os alunos terão o transporte escolar para escolas estaduais que vão receber os alunos.
COORDENADORA ADJUNTA TROUXE UMA NOTÍCIA BOA
A Coordenadora adjunta Jussara confirmou que foi resolvido pela Secretaria Estadual de Educação a situação do transporte.
O ônibus escolar pegará os estudantes no portão da Escola Eliza Brum de Lima e no turno da manhã vai encaminhá-los até a escola estadual Belarmino Cortes. No turno da Tarde os alunos serão encaminhados, pelo transporte, para a Escola Estadual Margarida Pardelhas.
Durante o período da tarde, a Brigada Militar novamente acompanhou a manifestação, que transcorreu novamente pacífica.
Ainda não se tem uma previsão do conserto dos problemas na estrutura da escola, que é estadual , e portanto responsabilidade do Governo estadual.
Com informações do Repórter Cidade Amauri Rodrigues Foto: Fábio Marangon
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações