Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

CARNAVAL: SAE reforça importância da prevenção às DSTs/AIDS

Publicada em 09/03/2024

  • CARNAVAL: SAE reforça importância da prevenção às DSTs/AIDS

Chegou a vez de Cruz Alta realizar o Carnaval fora de época de 2024. Enquanto as quatro escolas de samba do município vão brilhar na avenida, a população está convocada a dar um show de prevenção. Os festejos ocorrem neste sábado, 09, com os desfiles das escolas de samba.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado alerta a comunidade sobre a importância da prevenção em relação as doenças sexualmente transmissíveis. "A prevenção das DSTs precisa acontecer o ano todo, mas no carnaval intensificamos as ações, porque as pessoas ficam mais expostas devido ao clima de festa e divertimento, então é preciso fazer esse alerta pontual", comenta a coordenadora do SAE, Ângela Garlet.

Ângela explica que hoje, as pessoas podem ter o vírus HIV, mas não necessariamente desenvolverem a Aids, que é a doença causada pelo vírus HIV, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. A pessoa diagnosticada quando entra em tratamento já inibe a manifestação do vírus, por isso a importância da realização do teste. As Estratégias de Saúde da Família e o SAE, disponibilizam, de forma gratuita, o teste rápido.

Umas das formas de evitar as DSTs é o uso preservativos. Todas as pessoas têm à disposição preservativos gratuitos pelo SUS que podem ser retirados nas unidades de Saúde do município. Os profissionais de saúde das ESFs também trabalham na conscientização, levando informações às pessoas.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

 

 

ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface