Publicada em 06/03/2024
O município de Pejuçara registra o primeiro caso de dengue. Diante disso, ontem (terça dia 05), agentes de endemias realizaram bloqueio químico na cidade contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, também de febre chikungunya e zika vírus. Nesta quarta(06), pela manhã, também haverá bloqueio químico, conhecido como fumacê, na área central do perímetro urbano pejuçarense.
A secretária municipal de Saúde, Eliana de Moura Lopes, chama atenção para a grande quantidade de lixeiras, na região central da cidade, em que são encontradas garrafas, latas, copos plásticos, entre vários outros materiais que podem servir de abrigo para o mosquito. “Faço um apelo para que a população colabore, praticando todas as medidas preventivas e evitando o depósito direto desse tipo de material, nas lixeiras”, disse a secretária.
Outro problema, muito frequente encontrado pelos agentes de endemias, se refere a depósitos com água em recipientes, como por exemplo, baldes. “É um problema sério, bem comum em nossa cidade. Nestes locais, o mosquito se prolifera facilmente. Portanto, não deixem água reservada em recipientes”, comenta.
Denúncias
Sobre denúncias, Eliana conta que a população pode enviar através do whatsapp 9 96057063 (não aceita ligações), a foto do local e informações como nome do proprietário do terreno, e endereço completo.
Com informações da Rádio Progresso de Ijuí
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações