Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

AUTISMO: Projeto de Terapia Assistida com animais é retomado

Publicada em 28/02/2024

  • Projeto de Terapa Assistida com animais é retomado

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e na interação entre animais e humanos, o projeto com terapia assistida para crianças com TEA – Transtorno do espectro autista, é desenvolvido pelo TeAcolher, em parceria com o Centro Acolher e Universidade de Cruz Alta, e faz sucesso com os atendidos durante o momento de espera para as terapias regulares. As atividades do projeto são realizadas semanalmente, nas quartas-feiras, das 09 às 10 horas. O Projeto também conta com o apoio da Clínica Saúde Animal, que colabora com os banhos e tosas dos animais.

De acordo com Márcia Elisa Lamaison, coordenadora do Centro Acolher, o projeto trata de uma abordagem terapêutica que utiliza a interação entre humanos e animais, promovendo benefícios físicos, emocionais e sociais. “Neste momento, o trabalho está sendo feito com cachorros e coelhos cedidos pelos tutores para o desenvolvimento das ações terapêuticas”, comenta Márcia.

Segundo a Educadora Especial do CRR TeAcolhe de Cruz Alta, Vaneza Peranzoni, o projeto visa o bem-estar e autonomia das crianças, adolescentes e adultos que interagem com o animal. “A terapia assistida com animais trabalha o biopsicossocial do paciente, como uma forma de interação e socialização. Todos os pacientes que estão na sala de espera podem participar, é uma forma de acalma-los e tranquiliza-los antes de entrarem para as terapias. A gente percebe o fascínio das crianças com os animais e a cada semana o vínculo aumenta entre eles”, ressalta Vaneza.

O Projeto conta com a participação de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unicruz e do médico veterinário adestrador, Jeferson Hoffmeister. “Procuramos desenvolver a motricidade, a interação e o progresso cognitivo dos atendidos. Os animais são selecionados e treinados pelo perfil e temperamento, eles recebem avaliação de saúde e controle rigoroso de parasitas”, destaca Jeferson Hoffmeister, colaborador voluntário do Projeto.


Com Informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações



ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface