Publicada em 22/02/2024
No final da tarde desta quarta-feira (21), agentes de campo da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a aplicação de bloqueio químico no entorno da Cohab, no bairro do Sol. A ação é em decorrência da suspeita de dois casos de dengue na região.
“Considerando que os pacientes residem na mesma casa, fizemos a aplicação em todo o quarteirão”, disse Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental.
Averiguações em quintais e terrenos continuam
Dezenove agentes estão atuando na averiguação de quintais e terrenos e também na orientação a população sobre a importância de manter os espaços limpos e sem recipientes que possam acumular água e servir de "berçários" para novos mosquitos.
A Vigilância Ambiental solicita à população para que receba estes agentes, devidamente identificados. “Muitas vezes, os profissionais encontram dificuldades em entrar nos imóveis. É fundamental que a população não deixe de receber os agentes”, comenta Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental. Um dos grandes problemas enfrentado pelos agentes de campo, refere-se ao acúmulo de lixo em residências, entulhos e vegetação alta.
“Temos encontrado muitos criadouros nos pátios, com pneus, caixa d´água sem tampa, garrafas, piscinas sem tratamento, etc. No momento em que os agentes de campo identificam a presença de focos, eles fazem a eliminação daquilo que é possível. Depois, cabe a cada um fazer a sua parte”, diz.
Com informações e imagens da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações