Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

DENGUE: Apesar de poucos casos, Cruz Alta segue adotando medidas preventivas

Publicada em 16/02/2024

  • DENGUE: Apesar de poucos casos, Cruz Alta segue adotando medidas preventivas

O aumento de casos de dengue tanto no estado do Rio Grande do Sul, quanto no País, vem sendo motivo de preocupação. Durante o ano de 2024, em Cruz Alta, foram registrados 09 casos, até o momento, e 47 notificações. Segundo Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental, foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti em, praticamente, toda a cidade.

“Atualmente, a presença do evento climático El Niño, com chuvas associadas a altas temperaturas, predispõe ainda mais para o surgimento e manutenção de mais criadouros do mosquito vetor. Essa situação chama a atenção para a importância do cuidado com as medidas preventivas”, diz Tamara.

Tamara orienta a população para que, procure, diariamente, averiguar os pátios de suas residências, evitando, desta forma, criadouros do mosquito. “As pessoas precisam se conscientizar e monitorar suas casas. A colaboração de todos é fundamental. Todo o estado está em alerta. Pretendemos realizar, nos próximos dias, ações nos bairros para o recolhimento de entulhos”, diz.

Diante dos primeiros sintomas de dengue, é necessário que se busque uma unidade de saúde mais próxima.

Principais sintomas da dengue: febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias; dor atrás dos olhos; dor de cabeça; dor no corpo; dor nas articulações; mal-estar geral; náusea; vômito; diarreia; manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Como se proteger

A dengue é uma doença infecciosa viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que deve ter sua proliferação controlada no ambiente. A limpeza para eliminação de criadouros com água nos pátios e quintais das residências e a aplicação de inseticida nos municípios são algumas das medidas necessárias.

 

Com Informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • DENGUE: Apesar de poucos casos, Cruz Alta segue adotando medidas preventivas
Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface