Publicada em 11/02/2024
Visando à prevenção ao HIV/Aids no carnaval 2024, o Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids, reforça para a comunidade a importância de algumas medidas. "A prevenção ao HIV/Aids precisa acontecer o ano todo, mas no carnaval intensificamos as ações porque as pessoas ficam mais expostas devido ao clima de festa e divertimento, então é preciso fazer esse alerta pontual", comenta a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet.
Ângela explica que as pessoas podem ter o vírus HIV, mas não necessariamente desenvolverem a Aids, que é a doença causada pelo vírus HIV, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. "Hoje toda pessoa diagnosticada quando entra em tratamento já inibe a manifestação do vírus, por isso a importância da testagem", avalia.
As pessoas devem procurar a ESF mais próxima de sua casa para informação e acesso aos preservativos que o SUS disponibiliza nos 497 municípios. Os preservativos são gratuitos e podem ser retirados em todo território do RS.
Ela ressalta que "além do uso dos preservativos, é importante que as pessoas realizem testagem para o HIV, porque a pessoa sabendo que tem o vírus, vai ser tratada, e a pessoa tratada fica com carga viral indetectável, não transmitindo mais o vírus.”
O teste é gratuito, sigiloso, e pode ser feito mediante agendamento em todas as unidades, e nas terças de manhã e quintas-feiras à tarde junto ao SAE, com demanda espontânea.
O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Com Informações do Serviço de Atendimento Especializado
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações