Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

BASKETITO: Projeto que oferece basquete para crianças e adolescentes da cidade

Publicada em 09/02/2024

  • BASKETITO: Projeto que oferece basquete para crianças e adolescentes da cidade

Com foco na formação integral de crianças e adolescentes de Cruz Alta, o projeto Basketito utiliza o esporte como ferramenta de educação e inserção social, através da prática do basquete dentro de escolas das redes Pública Municipal e Estadual, atendendo alunos na faixa etária dos 8 aos 17 anos.

O Basketito atua em quatro frentes dentro do município. A primeira delas é realizada com alunos das escolas municipais, onde o projeto oferece atividades de iniciação ao basquete, atuando como apoio aos professores de educação física durante a disciplina. Esse formato atende aproximadamente 3 mil alunos, do 3º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

A segunda forma de atuação é a oferta de treinamento específico da modalidade em contraturno escolar. Atualmente, é oferecida em cinco escolas, são elas: EMEF Alberto Pasqualini, EMEF Franscisco Puppo, EMEF Carlos Gomes, EMEF Frederico Baiocchi e EMEF Gabriel Annes da Silva. O Projeto conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Os núcleos escolares envolvem em torno de 100 crianças.

O Basketito também está inserido junto às escolas estaduais, através dos recursos do Pro Esporte-RS. O Projeto é realizado em quatro núcleos escolares, são eles: EEEF Gabriel Álvaro de Miranda, EEEB Venâncio Aires, EEEB Margarida Pardelhas e EEEM Hildebrando Westphalen. Cerca de 400 crianças, entre 8 e 17 anos de idade, do ensino fundamental e médio, são atendidas por esses núcleos em contraturno.

O Núcleo central é a quarta frente de atuação do projeto. A partir do primeiro contato com o basquete dentro das escolas, os alunos são direcionados ao Núcleo central para atividades e treinamentos de rendimento, focados em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

O Núcleo reúne todos os alunos que têm o primeiro contato com o basquete dentro das escolas do município, do estado, para atividades e treinamentos de rendimento, focado em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

Segundo o coordenador de Educação Física da SME e do Projeto Basketito, Fernando Trentini, a partir das divisões de faixa etária, organizamos as equipes masculinas e femininas para representar o município, onde somamos os estudantes que têm uma pré disposição esportiva. São aproximadamente 150 crianças que participam no Clube Cruzaltense.

“O Projeto Basketito não oferece apenas a prática do basquete, ele utiliza a modalidade como uma ferramenta esportiva, para trabalhar o viés educacional, social e esportivo. Através do basquete, consegue-se bolsas de estudo, programas de empregos para jovens e adolescentes, oportuniza um contato com o mercado de trabalho por meio dos parceiros e patrocinadores. O objetivo é esse, oportunizar às crianças novas vivências”, salienta Trentini.

Para realizar a inscrição no projeto basta comparecer aos treinos que ocorrem às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, no horário conforme a categoria e tratar diretamente com os professores. Interessados também podem entrar em contato para obter mais informações pelo telefone e WhatsApp no número (55) 99205-5591 ou enviar um direct pelo Instagram no perfil @projetobasketitooficial. As atividades nos núcleos escolares serão retomadas a partir do retorno do ano letivo.

 

 

Com Informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • BASKETITO: Projeto que oferece basquete para crianças e adolescentes da cidade
  • BASKETITO: Projeto que oferece basquete para crianças e adolescentes da cidade
  • BASKETITO: Projeto que oferece basquete para crianças e adolescentes da cidade
Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface