Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RESSOCIALIZAÇÃO: Prefeitura desenvolve projeto com apenados do Presídio

Publicada em 02/02/2024

  • RESSOCIALIZAÇÃO: Prefeitura desenvolve projeto com apenados do Presídio

A ressocialização é uma das formas mais importantes para reintegrar a pessoa privada de liberdade de volta à sociedade. Em Cruz Alta, a Administração Municipal, através da Secretaria de Administração e Coordenadoria de Segurança Pública, realiza diversas oficinas/cursos de capacitação profissional como artesanato, pintura, crochê, floricultura, produção de hortas e relacionamento pessoal. A iniciativa conta com a parceria do Senar-RS e Ateliê Municipal.

Alex Santos, da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública, ressalta a dedicação no trabalho desenvolvido pelos presos. “A gente percebe um grande esforço, é muito bonito os materiais que eles vêm fazendo. A reclusão acaba reduzindo as oportunidades, porém quando ela surge eles precisam aproveitar”, diz.

Segundo o Diretor do Presídio Estadual de Cruz Alta, Frederico Alves, os cursos ofertados em parceria com a Prefeitura Municipal e o Senar são uma importante ferramenta que auxiliam na reintegração do apenado. “Além de agregarem conhecimento, as aulas estimulam interações sociais. Também é importante destacar que através de atividades como os cursos propostos é possível a remição de pena, o que estimula a participação dos apenados”, destaca Frederico.

O objetivo do projeto é fazer com que a população carcerária possa sair com uma nova visão de mundo, além de estar capacitada para o mercado de trabalho. Os cursos são ofertados a cada três meses, com turmas de 10 alunos.

“O detento sai do sistema carcerário com a desconfiança sobre ele, do empresário e até da própria família. Hoje, é muito difícil conseguir emprego após sair da prisão, a ideia é acabar com esse ciclo e quebrar essa imagem negativa, para que todos eles possam ter uma vida integra”, comenta Alex.

Todos os residentes da unidade prisional, homens ou mulheres, podem participar, para estar apto, o único requisito é demonstrar bom comportamento.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, menos na quarta-feira, em turno integral, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

 

Com Informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • RESSOCIALIZAÇÃO: Prefeitura desenvolve projeto com apenados do Presídio
  • RESSOCIALIZAÇÃO: Prefeitura desenvolve projeto com apenados do Presídio
ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface