Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

MELHORES DO PAÍS: Projeto da Escola Maria Bandarra concorre em votação

Publicada em 02/02/2024

  • MELHORES DO PAÍS: Projeto da Escola Maria Bandarra concorre em votação

Presente em uma das comunidades mais vulneráveis de Cruz Alta, o Núcleo Habitacional Santa Bárbara, a escola que entrou em operação em 1996, busca ser exemplo de ressignificação da trajetória de crianças e adolescentes da comunidade.

Ao longo dos anos, a direção, com o apoio da Coordenadoria Regional de Educação e de órgãos públicos, privados e filantrópicos, tentou encontrar alternativas para as principais mazelas enfrentadas pelos estudantes. Mas como era possível promover a ideia de uma Escola criativa para alunos calados e bloqueados pelas suas dores? Como promover práticas de emancipação do sujeito aluno? Como potencializar a autoestima do estudante para criar e inovar nestas condições de produção?

As respostas começaram a aparecer quando uma cultura de paz foi implementada com a ajuda da Justiça Restaurativa do Rio Grande do Sul. Assim surgiram as rodas de conversas, permitindo a liberdade da fala e a gentileza da escuta. A Escola parou, com o objetivo de dar voz aos seus principais atores e proporcionar um olhar empático em relação ao outro. "Nos círculos todos passam a enxergar de verdade o outro e ver para além do que está exposto por fora. Todos crescem, se curam e amadurecem. Acima de tudo, os participantes se libertam e ampliam seu campo de visão em relação ao outro. É curativo, reparador". Comentou a vice-diretora da escola, Sandra Mantovani, idealizadora da prática.

Segundo a diretora Simone Vissoto Santos, a escola já atuava com a metodologia desde 2022, colocando seus alunos no lugar de sujeitos na história, com espaço de fala; construído um ambiente mais harmônico, inclusivo e com esperança, o que repercutiu nas práticas pedagógicas e na vida da comunidade escolar. “Os desafios sempre acontecerão na educação, mas na Escola Maria Bandarra Westphalen de Cruz Alta serão superados com diálogo, mediação, respeito à vivência do outro e à diversidade em todos os seus eixos”.

Aluna do 9º ano, Jennifer Larissa Vieira Nunes de 17 anos, disse que teve a oportunidade, de através das rodas, sugerir mudanças no dia a dia da Escola.

“A experiência é boa porque nas rodas tu pode expressar o que tu tá sentindo, o que dá pra mudar, esse tipo de coisa”. Relatou Jennifer que está pronta para começar o ensino médio.

O projeto da Escola Maria Bandarra foi inscrito no edital Escolas Mais Criativas, ficando selecionado entre as 30 melhores propostas pedagógicas do Brasil, concorrendo com mais de 120 projetos.

Agora, com os votos de toda a comunidade, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Bandarra Westphalen pode classificar sua proposta pedagógica entre as 10 melhores do país, dando visibilidade ao município e a toda região de abrangência da 9ª CRE.

PARA VOTAR NO PROJETO “VEM PRA RODA: A VOZ DA COMUNIDADE ESCOLAR EM CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ”, É BEM SIMPLES:

1️- Acesse: https://premiacaoescolascriativas.prosas.com.br

2️ - Selecione na página o projeto "Vem pra roda: a voz da comunidade escolar em Círculos de construção da paz";

3 - Clique em votar e preencha com um e-mail válido;

4 - Confirme a votação na caixa de entrada do e-mail informado no passo 3;

Pronto! Você concluiu o seu voto!

A votação encerra no dia 12 de fevereiro, as 10 práticas mais votadas vão receber uma premiação.

 

Com Informações da 9ª CRE-Coordenadoria Regional de Educação

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • MELHORES DO PAÍS: Projeto da Escola Maria Bandarra concorre em votação
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface