Publicada em 31/01/2024
Atendendo aproximadamente 200 crianças e adolescentes com TEA- Transtorno do espectro autista, o Centro Acolher, possui vários projetos para 2024. Um deles, conforme a Coordenadora, Márcia Elisa Lamaison, é ampliar o número de oficinas ofertadas. Ainda em janeiro, o Centro Acolher colocou em prática a oficina de musicoterapia, inicialmente como projeto piloto, ministrada pelo Professor e Músico, Marcelino Carvalho. "Desejamos planejar e executar oficinas e ações diferenciadas como forma de agregar às terapias por áreas que as crianças têm no Centro Acolher. Desta forma, iniciamos pela oficina de musicoterapia", diz Márcia.
Para o professor, a música por si só já é terapêutica, mas o fato de trabalhar domínios e habilidades através desta arte, potencializa os objetivos com práticas prazerosas e benéfica aos indivíduos dentro do TEA.
Márcia conta que, as oficinas, estão ocorrendo nas sextas-feiras à tarde, funcionando em duas modalidades, individuais e em pequenos grupos. "A ideia é agregar e proporcionar atividades diversificadas aos atendidos, com acesso a diferentes formas de arte e cultura", comenta a Coordenadora.
SOBRE A MUSICOTERAPIA
A Musicoterapia a utilização da música e de seus elementos com ritmo, melodia e harmonia para facilitar e promover a comunicação, a relação, a aprendizagem, e a mobilização. "Trata-se de uma atividade que proporciona inúmeros benefícios, em especial para a memória, atenção, criatividade, ritmo, entonação de sons, entre outros", diz Márcia.
O Centro Acolher, está localizado na Rua Assis Brasil, número 375, Vila Lizabel e busca acolher e direcionar os pacientes para a linha de cuidado conforme as suas necessidades, utilizando, para tanto, diversas ações, projetos, e oficinas.
Com Informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações