Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto Narrativas Negras: redações de alunos da rede municipal são divulgadas

Publicada em 28/01/2024

  • Projeto Narrativas Negras: redações de alunos da rede municipal são divulgadas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Projeto Narrativas Negras, iniciou a divulgação das redações escritas pelos alunos da rede municipal de ensino para o concurso de redação alusivo ao Mês da Consciência Negra de 2023 (Novembro).

A iniciativa objetivou incentivar a reflexão sobre a história e a importância dos grandes personagens negros na formação da sociedade atual do país. O concurso teve como tema "Meu encontro com heróis e heroínas negras da história brasileira" e envolveu alunos do 7º e 8º ano de Ensino Fundamental das escolas Municipais de Cruz Alta.

Nesta semana, o secretário de Educação Moacir Marchesan Junior esteve reunido com Thayane Madruga, coordenadora do Projeto, para discutir as ações de educação antirracista a serem desenvolvidas neste ano letivo. Também participaram da reunião Moisés Quevedo e Fernando Trentini.

Segundo o secretário Moacir Marchesan Júnior, para 2024 a parceria com o Projeto Narrativas Negras seguirá com a educação infantil. “Precisamos trabalhar este tema com nossos alunos desde pequenos, é onde conseguimos construir de uma forma lúdica o caráter do futuro cidadão que lutará contra o racismo”, comenta.

Thayane Madruga comenta que além do concurso de redação, foram desenvolvidas outras atividades como contação de história na educação infantil, voltadas ao tema, produção de bonecas Afro na Escola Dona Benta, desfile de roupas e danças Afro pela Escola Dorvalina Madruga. Tudo isso, com apoio das professoras, coordenadoras e diretoras das escolas. “O saldo do ano que passou é muito positivo, e nossa ideia é ampliar ainda mais o tema do antirracismo, com formações de letramento racial para os educadores”, diz.

Ao total foram 8 alunos selecionados que terão seus textos publicados no site do Projeto: www.narrativasnegras.com.br. A premiação aos alunos vencedores irá ocorrer em um evento no início das aulas.

Confira o nome dos vencedores:

- Isabelly Santos, 8º ano da EMEF Intendente Vasconcelos Pinto;

- João Ricardo dos Santos, 8º ano da EMEF Intendente Vasconcelos Pinto;

- Gustavo de Campos Gomes, 8º ano da EMEF Intendente Vasconcelos Pinto;

- Ruth Oliveira, 8º ano da EMEF Intendente Vasconcelos Pinto;

- Emile Lopes de Lima, 8º ano da EMEF Intendente Vasconcelos Pinto;

- Rafaela Santos Barreto, 7º ano da EMEF Presidente Getúlio Vargas;

- Sarah Lana Cabral Garcia, 8º ano da EMEF Presidente Getúlio Vargas;

- Maria Vaz Guimarães, 8º ano da EMEF Francisco Puppo; 

- João Francisco Silveira, 8º ano da EMEF Carlos Gomes.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface