Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura encaminhará PL que autoriza a concessão do prédio da Estação Férrea

Publicada em 27/01/2024

  • Prefeitura encaminhará projeto de lei que autoriza a concessão do prédio da an

Um dos prédios mais emblemáticos e históricos do município será revitalizado. A Prefeitura de Cruz Alta irá encaminhar para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder para a iniciativa privada em caráter de concessão, mediante processo licitatório, o prédio da Estação Ferroviária. Em contrapartida, a empresa vencedora do processo licitatório deverá realizar as obras de revitalização do espaço, podendo usufruir o local para fins gastronômicos, históricos e culturais.  

Durante o ano de 2022, a Prefeitura de Cruz Alta protocolou junto ao Ministério da Infraestrutura e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a solicitação para o termo de cessão de uso gratuito de bem imóvel; do prédio da Estação Ferroviária de Cruz Alta. Em 2023 foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de cessão de direito real de uso gratuito de bem imóvel, que repassa ao município de Cruz Alta a cessão do imóvel pelo período de 20 anos.  

Para a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto restaurar o prédio significa valorizar e preservar a história de Cruz Alta. “O prédio da antiga Estação Férrea de Cruz Alta é um espaço especial da história da cidade que receberá a sua aguardada recuperação, integrando-se novamente na vida dos Cruz-altenses como ponto de encontro, convivência e de lazer. Durante os últimos anos trabalhamos para viabilizar a cessão de uso do imóvel junto ao Governo Federal, para que enfim pudéssemos dar o devido encaminhamento para o seu restauro. Revitalizar esse espaço representa o cuidado que temos com a nossa história e com os patrimônios arquitetônicos de nossa cidade. Queremos oportunizar no futuro a ocupação deste espaço, trazendo de volta o público, levando cultura, gastronomia e lazer para as famílias. Através da parceria com a iniciativa privada, queremos dar agilidade ao processo e a revitalização deste importante e histórico espaço”, concluiu a prefeita.

O Projeto de Revitalização do prédio tem como objetivo implantar na Estação Férrea de Cruz Alta um Complexo Gastronômico de Lazer e Desenvolvimento da Economia Criativa, recuperando as dimensões estéticas e históricas do edifício e desenvolvendo a vivacidade original do ambiente ferroviário à comunidade local. Após o período de concessão, retornarão ao município, todas as obras, construções e benfeitorias realizadas a partir da concessão do direito real.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Prefeitura encaminhará projeto de lei que autoriza a concessão do prédio da an
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
CLARO
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface