Publicada em 26/01/2024
Com a união e engajamento do Poder Público Municipal, órgãos de segurança pública, Associação Comercial e Industrial (ACI), Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e imprensa local, teve início nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a organização de uma grande campanha de conscientização no trânsito em Cruz Alta. A primeira reunião de trabalho foi realizada nas dependências da Câmara de Vereadores.
Dados do IBGE em 2022 apontam que Cruz Alta conta com 44.036 veículos. Destes, destaque para o total de 25.120 automóveis, 7.362 motocicletas, 4.380 caminhonetes, 1.625 camionetas, 1.437 caminhões, 1.063 motonetas, dentre outros. O presidente do Legislativo, vereador Zeca Amaral, ressaltou a importância da campanha a ser realizada. “São mais de 44 mil veículos emplacados em Cruz Alta, fora os automóveis de fora da cidade que circulam em nossas vias. É preciso a conscientização para uso correto das rótulas, respeito às faixas de segurança e placas de sinalização, educação para uso do cinto de segurança e para que sejam respeitados os limites de segurança. Entendemos que é fundamental que seja propagada a direção defensiva, bem como ocorra educação e informação aos nossos condutores e também às crianças, visando assim, preparar os motoristas do futuro”, afirma Zeca. “É uma campanha de todos os vereadores, do Poder Legislativo como um todo, e com apoio de órgãos de segurança, imprensa e entidades”, completa.
Na reunião, o PRF Sartori abordou a relação de confiança que precisa ser estabelecida entre motoristas que sequer se conhecem. “O trânsito nada mais é do que uma relação de confiança entre pessoas que não se conhecem”, comentou. O Delegado Josuel, por sua vez, relatou que são raros os homicídios culposos no trânsito, mas são muitas as lesões. “Infelizmente, a lesão corporal tem sido frequente em acidentes de trânsito. Outro crime com muitos registros é a fuga do local do acidente”, comentou Muniz. Representando o 16 BPM, o capitão Cadó lembrou da dificuldade que um trânsito parado pode acarretar, por exemplo, no atendimento de uma ocorrência. “Em horário de pico, o atendimento é muito dificultado e muitas vezes o deslocamento só se torna possível por meio de motocicletas”, pontuou.
Participaram da reunião a Polícia Civil representada pelo Delegado Josuel Muniz, a ACI Cruz Alta pelo seu presidente Rogério Coradini, o CFC Getepro pelo Diretor Geral Alexandre Bitencourt, o 16º Batalhão de Polícia Militar (16 BPM) pelo capitão Juliano Cadó, a Polícia Rodoviária Federal pelo agente Sartori, o Departamento de Trânsito pelo agente Rafael e o Grupo Pilau pelo radialista Amauri Rodrigues. TV Câmara e Grupo Diário Serrano também serão parceiros na iniciativa. O deputado estadual Rafael Braga e o presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Ricardo Adamy, prestigiaram a abertura do planejamento das ações.
Com informações e imagens da Câmara de Vereadores
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações