Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Centro Acolher de Cruz Alta atende quase 200 usuários do SUS

Publicada em 10/01/2024

  • Centro Acolher de Cruz Alta atende quase 200 usuários do SUS

O Centro Acolher e o TeAcolhe prestam atendimento a crianças e adolescentes e suas famílias para atendimento de orientação e acompanhamento terapêutico multidisciplinar, bem como realiza o Matriciamento Regional de equipes técnicas para o TEA.

Atualmente, possui em torno de 187 usuários SUS sendo atendidos com TEA. Localizado na Rua Assis Brasil, 375, Vila Lizabel, o projeto do Centro Acolher, idealizado pela atual administração e mantido com recursos próprios, é o segundo no estado a prestar este tipo de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA, depois de Pelotas-RS, proporcionando, desta forma, mais qualidade na saúde de nossa cidade.

O espaço, tem como objetivo acolher e direcionar os pacientes para a linha de cuidado por meio da escuta e atendimento de suas necessidades; acolher familiares em suas dificuldades de entendimento do diagnóstico e tratamento por meios de ações de escuta e educativas; proporcionar local adequado para a equipe multidisciplinar avaliar, quando necessário, os pacientes para o diagnóstico.

Conforme a Coordenadora, Márcia Elisa Lamaison, o Centro possui uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, psiquiatra, enfermeira, técnica de enfermagem, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, educadora especial, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista , psiquiatra e fisioterapeuta.  “Temos uma equipe multiprofissional capacitada para oferecer um acolhimento de qualidade aos nossos atendidos”, comentou.

Márcia ressalta que o objetivo é garantir o pleno desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA e prestar auxílio às famílias quanto ao acesso a diagnóstico e terapias. Vinícius destacou que a equipe de profissionais efetua estudos de casos, multiavaliações, consulta integrada para a construção dos planos de atendimentos, acolhimentos, atendimentos às famílias, medicações, terapias individuais, bem como intervenções Neuropsicopedagocicas e Psicopedagógicas junto às instituições de ensino sempre que necessário.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de base biológica, caracterizado por déficits persistentes na comunicação social, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. É uma disfunção global do desenvolvimento, sendo identificado ainda na infância, na maioria das vezes. A incidência é de 1 para cada 36 casos, de acordo com pesquisas norte-americanas.

 

Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface