Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer será retomado em fevereiro

Publicada em 05/01/2024

  • Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer será retomado em fevereiro

Em fevereiro, inicia a terceira turma do Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer e seus cuidadores, desenvolvido desde o ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Convivência do Idoso, Secretaria de Saúde, e Universidade Aberta para Terceira Idade-UNATI. Mais de cinco idosos e seus cuidadores integraram a segunda turma.  As atividades são realizadas todas as quartas-feiras, às 14h. “A nossa ideia é abranger mais pessoas neste ano”, comenta a Secretária de Desenvolvimento Social, Sinara Faccin.

Os participantes, são direcionados pelas Estratégias de Saúde da Família, onde é efetuado o cadastro. Depois disto, Sinara explica que a Assistente Social  visita a residência do inscrito, quando na oportunidade é feita uma análise. “O nosso público alvo são pessoas vulneráveis”.

Conforme Sinara, o projeto busca a melhoria no convívio social, fortalecer os vínculos familiares e, principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença. 

O projeto é integrado por equipe especializada, formada por educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professor de artes, nutricionista, psicólogos, assistente social, além de profissionais que atuam em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). São desenvolvidas oficinas interdisciplinares com foco psicossocial, possibilitando a promoção, prevenção e reabilitação física, cognitiva e socioafetiva aos idosos e com atenção à saúde de seus cuidadores.

Para a Secretária, é importante que se incentive a qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso portador de Alzheimer. “Esse é um momento onde todos precisam aceitar essa nova situação que envolve mudanças significativas na vida dos cuidadores e pacientes. Se a pessoa não estiver preparada para cuidar deste paciente, ela perde a sua qualidade de vida, e acaba adoecendo junto. Aqui no Centro de Convivência nós já trabalhamos com a parte de prevenção, e disponibilizamos diversas atividades para os idosos cruz-altenses”. 


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações


ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface