Publicada em 04/01/2024
Dentro do Calendário Ambiental 2024, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, ao longo deste ano, serão abordadas diferentes temáticas em cada mês. Em janeiro, o enfoque é sustentabilidade. Lidiane Deboni, agente de defesa ambiental, enfatiza a importância de separar os resíduos para a coleta seletiva, já que se trata de uma atitude simples e que traz diversos benefícios não só ambientais, mas também sociais, econômicos e educacionais.
Lidiane menciona que a coleta seletiva tem muitos benefícios, estando entre eles: melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, diminuição do desperdício de materiais, aumento da vida útil dos aterros sanitários, geração de emprego e renda para os catadores de recicláveis. “Desta forma, promovemos a educação ambiental e tornamos nosso município mais sustentável”.
Em Cruz Alta, a coleta seletiva solidária é feita pela Cooperativa Unicca, e desde o início das suas atividades, em abril/2022, a cooperativa já recuperou mais de 900 toneladas de materiais recicláveis, sendo 600 toneladas em 2023.
SEPARAÇÃO É FUNDAMENTAL
Lidiane lembra que a separação dos resíduos sólidos é fundamental para que a coleta seletiva funcione adequadamente. “Se possível, orientamos que as pessoas tenham uma lixeira para cada tipo de material. A separação pode ser feita utilizando duas lixeiras, sendo uma para resíduos orgânicos e não recicláveis e, outra, para o material reciclável. Sempre que possível, lave as embalagens plásticas, vidro e metal antes de descartá-las para a coleta seletiva”.
Nos contêineres, Lidiane ressalta que se deve observar as cores para realizar o descarte. O contêiner verde para o resíduo orgânico, e o laranja para o material reciclável.
Na coleta seletiva, são recolhidos materiais como papelão, alumínio, vidro, papel, plástico, entre outros. A Cooperativa também recebe produtos eletrônicos e óleo de cozinha usado.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações